quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FICH (Festival de Interações Culturais Humanísticas): Como faremos?

Caros estudantes e servidores da UFPR-Litoral,

O cronograma de Atividades ICH para 2009-2  permanece o mesmo distribuido no dia 26 de agosto e está em MAPA das ICH

A atual LISTA das ATIVIDADES ICH está em: 11ª Semana de Atividades ICH (11/11/2009)

Faremos o FICH (Festival de Interações Culturais Humanisticas) no dia 25 de novembro.
Gostaríamos de ouvir sugestões dos participantes das Atividades ICH sobre como poderíamos fazer o Festival.
Este blog é uma ferramenta de comunicação entre nós para comentários e sugestões sobre as ICH em geral.

O tema mais eminente é o FICH. O que os grupos gostariam de fazer? Onde faremos? Como faremos?
É importante termos em mente a participação da COMUNIDADE no Festival, como um processo de iniciação as ICH (conhecer e compreender).
Gostaríamos em 2010 de contar com mais participação da população nas ICH e para isso é preciso que as pessoas conheçam e entendam este espaço.
As ICH não são cursos, e sim "Vivências Temáticas para a Formação Humana".

Por razões técnicas (manutenção preventiva e conservação) a tenda será removida e NÃO estará disponível  no FICH. Consideremos esta limitação do espaço nas nossas reflexões e discussões sobre como organizaremos o FICH.

O ideal  seria que cada grupo de atividade ICH discutisse e postasse no BLOG uma reflexão que viesse de uma discussão do grupo. Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a participação dicente na administração geral das ICH assim como temos feito com a criação das atividades.

Atenciosa-mente, Breno

8 comentários:

  1. Eu como ex-aluno sei o quanto é importante a participação de todos os alunos nas ICHs, sugiro que a próxima seja realizada no Centro de Convenções, onde poderá ocorrer a participação de muitos membros da comunidade Matinhense; é só divulgar e fazer convites pela rádio local.
    Cordiais saudações
    joão hidalgo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que poderiamos realizar uma parceria com a prefeitura para que o ICH fosse realizado na Pra;a central de Matinhos...Quanto mais aberto e mais perto...maior ser[a a participa;'ao de todos!!!

    Muro e para o que e privado!!!
    Abra;os...

    Mirian S.S 2006

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Dr. João, que deveria ser no centro de convenções de matinhos, já que tem um espaço adequado para apresentações das bandas e acredito que como acústica para o coral seria até melhor do que na tenda da UFPR.
    Espaço aberto iria ser ruim para o coral, pois acabaria tendo que microfonar, e perde a qualidade do grupo como um todo!
    E enquanto participação da comunidade, para aumentá-la deveria fazer maior propaganda do evento, pode ser feito como qualquer outro evento que ocorre, divulgação não depende só de nós enquanto discentes da instituição falar de boca em boca, isto é bom, e tem colaborado para haver a participação da comunidade como está acontecendo, porém para que esta aumente, deve haver cartazes para colocarmos nos estabelecimentos, carro de som, na Rádio Ativa.. tenho certeza que assim a população participaria mais, ainda mais com a falta de eventos sociais que há aqui em Matinhos e gratuitos.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente acho que o FICH deveria ser na UFPR mesmo. Penso num palco central para as apresentações "maiores" - que seria no local onde havia a tenda e vários stands para amostra dos ICHs "menores". Como este (o FICH) está no começo, acho que não deve ter uma mega divulgação, e sim uma participação simples da comunidade, amigos, familiares... Essas são experiências que aos poucos vão se fortificando, sendo inseridas na comunidade local. É de um começo humilde que aprendemos, com os erros e acertos e no futuro, ai sim, um possivel grande evento com divulgação e participação da comunidade em 'peso'. Grata.

    ResponderExcluir
  6. O caso mais discutido para o FICH é o fato da tenda ter sido retirada,mas "a tenda foi e os alunos ficaram".Acredito que pelo menos para o pessoal de dança ter um palco estaria de bom tamanho e um tempo de três horas no mínimo,já que é para integrar a comunidade,ao contrário dos vinte minutos(que foi usado de exemplo ontem),porque músicas próprias para a dança sempre tem o tempo de duração maior.
    E para as outras apresentações,concordo com a Cheila.
    É isso aí.O mais importante é que no final cada um leve uma experiência para casa.

    ResponderExcluir
  7. Devemos levar em consideração um ponto. Se queremos que a comunidade conheça as ICHs que acontecem aqui nos espaços da universidade, temos que fazer com que ela perca o senso comum que aqui é um lugar privado e que eles não podem estar interagindo, isso se daria com o FICH acontecendo na UFPR-Litoral mesmo. O que melhor seria tambem para que os alunos não achem que o FICH é apenas um evento que "não dá nada" faltar, pois ele tambem conta cargas horarias para os alunos. Porem, sabemos que o objetivo principal do FICH e das ICHs é a interação do aluno com outros colegas, servidores e com a comunidade. Essa é apenas uma opinião minha e pessoal. Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  8. Conversando esta semana, descobri que o Centro de Convenções não está pronto para ser utilizado, então.. vendo os comentários de outros colegas que aqui colocaram, penso que no fim de tudo vai ter que ser dentro da universidade mesmo, e adaptando os espaços que temos às apresentações.
    Além do pessoal da dança, acredito que nós do coral, e as bandas que vejo durante as aulas ensaiando, tb precisam de palco, e além disto, de som, até porque nós no coral, vamos ter que usar microfone em uma música, para os solistas...
    E tb pensando bem, acho que é legal o q foi colocado aqui sobre trazer a comunidade, familiares, para dentro da universidade, mostrando que há um diferencial aqui na UFPR Litoral que é aberta à todos! E ainda são muitas as pessoas que não têm este conhecimento.
    Está bem legal este espaço aqui criado pelo Breno, e espero q o pessoal divulgue mais entre os colegas.. aqui tb pode ser uma interação! Abraços!

    Bruna H. Marouvo
    SS 08

    ResponderExcluir