segunda-feira, 5 de outubro de 2009

“ICH” da UFPR-Litoral

Educação na humanização

Para entender algo tão novo e diferente como as Interações Culturais Humanísticas, as ICH, é preciso conversar sobre a educação e a escola. Quase todo mundo tem alguma idéia do que seja uma escola ou universidade e para que “serve” a educação nestes lugares. A maioria de nós ainda precisa saber que a educação é um processo muito mais amplo, dinâmico e permanente em nossas vidas. A educação é para que a pessoa compreenda sua condição humana, conheça a si mesmo e a possibilidades de conviver nas diferenças entre as pessoas e as culturas; perceber que somos seres inacabados, isto é “não estamos prontos” e por isso vivemos em constante estado de aprendizagem. Percebemos que nosso corpo muda a vida toda, desde quando fomos gerados no útero de nossa mãe, nascemos como bebês, crescemos como crianças (a fase mais importante da vida!) e mesmo sendo adulto nosso corpo ainda se modifica até depois da morte quando ele também se decompõe. A mesma situação acontece com a nossa mente, nossas idéias e conceitos que devem continuar mudando para melhorar a compreensão da vida, de nós mesmos (quem somos nós?) e do mundo. A educação ainda é vista por muitas pessoas somente como maneira de conseguir um bom emprego e salário, e isto é muito pouco. É preciso educar para que as pessoas tenham uma percepção de si mesmas como seres em evolução, diferentes uns dos outros e que ao mesmo tempo nós somos inventores de culturas e valores que influenciam as relações no mundo inteiro (globalização). É preciso aprender a viver através de relações mais humanas e fraternas e isso precisa ser ensinado nas escolas: esse é um dos objetivos da boa educação. A educação comum que a maioria de nós teve foi suficiente para que muitas pessoas se tornassem profissionais e conseguissem empregos, mas ainda não é boa para as pessoas compreenderem a vida.
Na UFPR-Litoral criamos nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), o principal documento com os princípios educacionais de uma escola, onde integramos formação profissional e técnica com formação humana por meio de aprendizagem em situações reais, onde o estudante coloca em prática suas idéias, desejos e sonhos. As ICH fazem parte de uma proposta educacional para as pessoas se educarem de forma humanizada e ao mesmo tempo que ligar a formação profissional com a realidade. Mas como são as ICH? São muitas atividades diferentes entre pessoas em grupos, onde a aprendizagem acontece nas discussões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares, pessoais de cada um de nós. O foco das ICH é muito mais nas relações entre as pessoas através dos conteúdos e não a mera transmissão destes. Estudantes de diferentes cursos se misturam, se conhecem, aprendem juntos participando toda semana durante toda sua formação de atividades que despertam seus interesses e a compreensão sobre si mesmo e sobre as relações com o mundo. Alguns exemplos de atividades de ICH que já foram feitos: Literatura em Ação, Biopsicologia, Gastronomia, Qualidade de Vida através da Dança, Xadrez, Capoeira, Surfe, Commédia Dell`Arte, Educação Popular, Manejo de Trilhas, Maricultura no Paraná, Meliponicultura, “Você é o que você come”, Teatro e Comunicação, Arte e Reciclagem, Conhecer o Modelo Agroecológico, Noções de Ciência Política, Técnica Vocal e Coral, Cultura Hispânica através do Cinema, e muitas outras mais, etc. As ICH podem ser com grupos pequenos ou grandes de pessoas da universidade e também da comunidade. A maior ICH de todas aconteceu dia 17 de setembro de 2008: foi o primeiro debate público dos candidatos a prefeito do município de Matinhos. Este debate foi idealizado por professores e técnicos da UFPR-Litoral com a preparação das perguntas pelos estudantes e o objetivo de ser uma ICH onde todos pudessem colaborar. Toda a cidade participou, seja conosco na tenda, que se tornou uma imensa sala de aula, em casa assistindo pela TV e ouvindo pela rádio. Criamos com Matinhos coletivamente um processo de cidadania com a apresentação e discussão de idéias de pessoas dedicadas a fazer o melhor pela sociedade com suas diferentes formas de compreender e agir no mundo. O currículo das ICH está em permanente “movimento”, pois criamos e recriamos a cada semestre novas atividades á partir dos interesses, do protagonismo e da autonomia dos participantes. Realizaremos dia 25 de novembro deste ano (quarta-feira) o primeiro Festival de Interações Culturais Humanísticas (FICH) pela manhã e a noite na tenda. Todos estão convidados a participar! Quem tiver desejo de participar das ICH durante o semestre pode comparecer na tenda às quartas-feiras pela manhã (8:00-12:00) ou a noite (19:00-22:30). Para saber mais acesse o site http://www.litoral.ufpr.br/ICH/ e clique no link “Mural das ICH”.

Autor: Prof. Dr. Breno Bellintani-Guardia
Coordenação das ICH UFPR-Litoral

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas das ICHs !
    Parabéns pelo Blog!!!
    Com certeza é uma ferramenta muito útil
    para a nossa interação.
    Aproveitando este novo espaço,
    gostaria de levantar uma questão...
    Como será o FICH ???
    Dêem sugestões...
    Onde vocês gostariam que fosse realizado,
    que tipo de estrutura, quais apresentações,
    o que esperam deste evento ?
    Participem !!!
    As ICHs são de todos !!!
    Grande beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Breno, parabéns pela iniciativa.
    Gostaria de saber mais sobre essa experiência.
    Abraço
    Ana Cláudia H. Meira

    ResponderExcluir
  4. O ICH é uma das atividades que eu faço com maior prazer do mundo na UFPR - Litoral. Você escolhe o que quer fazer, você se sente bem fazendo aquilo que gosta, além de adquirir MUITAS vivências com outras pessoas de gostos iguais. :)

    ResponderExcluir